Tendo em conta a realidade da Web 2.0 e a sua aplicação no âmbito dos serviços de informação, não podemos esquecer que de nada nos serve se não tivermos informação pertinente, válida e actualizada para disponibilizarmos aos nossos utilizadores. Por isso, o profissional da informação deve saber procurar e avaliar a informação que encontra.
Na PESQUISA, SELECÇÃO e AVALIAÇÃO da informação, o profissional desta área tem de ter em conta os seguintes aspectos:
1. O público-alvo para o qual quer disponibilizar a informação;
2. O tipo de biblioteca;
3. O conteúdo (se é actual, se tem "validade científica" e se vai ao encontro das necessidades informacionais dos utilizadores em questão);
A qualidade e acesso à informação determina a qualidade dos serviços oferecidos! Daí que o profissional da informação tenha de ser JUÍZ DA INFORMAÇÃO.
Outros aspectos importantes:
a) A quantidade de informação diponibilizada na Internet requer um FILTRO; nem tudo o que encontramos é válido;
b) A forma como disponibilizamos a informação é um dos factores que determina a sua maior ou menor utilização por parte do utilizador; aqui, podemos falar das ferramentas da Web 2.0 (ou Web Social), que nos ajudam a tornar essa "disponibilização" mais atractiva;
c) Existem inúmeros recursos gratuitos na Internet, pelo que os custos não devem ser um entrave para disponibilizar informação e criar ou optimizar os serviços de uma biblioteca.
13dejulho
13
de
julho
Recursos Web
Etiquetas: Bibliotecas, Informação, Recursos, Web 2.0 | author: Filipa Marinho Caldeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário